A Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou seu planejamento estratégico para 2026, destacando projetos e metas do programa "Contrato de Gestão". A apresentação ocorreu no dia 10 de fevereiro, para o governador Eduardo Riedel.
O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, ressaltou a certificação da CGE na ISO 9001 e a padronização dos processos administrativos, que serão inseridos no escritório de processos da SAD. Outro destaque é o programa "Estudantes no Controle", que abrangerá 180 escolas em todos os municípios do Mato Grosso do Sul. Além disso, a consultoria em compliance alcançará 70% das unidades gestoras.
O "Contrato de Gestão", em seu 11º ano de existência, é um programa nacionalmente reconhecido, planejando anualmente projetos e metas de cada secretaria estadual. Ele deseja aprimorar os serviços públicos por meio de propostas inovadoras que impactem diretamente a vida dos cidadãos.
A transparência pública continua como um dos focos principais da CGE, em parceria com a Secretaria-executiva de Transformação Digital (Setdig). Mato Grosso do Sul se destaca com quatro avaliações consecutivas recebendo o selo diamante do Tribunal de Contas, devido ao esforço contínuo em governança e segurança nas políticas públicas.
Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, enfatizou a importância do foco em compliance, melhorias na auditoria e a implementação do programa "Estudantes no Controle" para promover avanços na educação e gestão pública.
O "Contrato de Gestão" segue com sua tradicional metodologia, onde as secretarias definem anualmente metas e projetos, oficializando-as com a assinatura do governador. Posteriormente, os gestores participam de oficinas para execução e monitoramento dos projetos que se estenderão até o final do ano.